Cidadania Global

A Cidadania Global é a resposta que o mundo inteiro está buscando para a realidade de que nós, seres humanos, compartilhamos a mesma casa. Trata-se de uma consciência nova de que todos pertencemos a uma família única, a família humana. E que, como tal, compartilhamos uma só existência, com todos os seus desafios.

A Cidadania Global

A garantia de direitos fundamentais, a redução das desigualdades e a erradicação da pobreza, o desenvolvimento sustentável e a reversão dos efeitos adversos das mudanças climáticas, a superação das intolerâncias de toda espécie para a construção de sociedades prósperas, pacíficas, justas e inclusivas são realidades urgentes, que nos atravessam, e para as quais não podemos fechar os olhos. Elas nos convidam a novas atitudes e representam, hoje, uma das principais preocupações da Companhia de Jesus.

Com os corações tocados pelo contexto do mundo, ao mesmo tempo, tão comum e tão diverso, somos impulsionados a descobrir, redefinir e a alcançar o melhor de cada um de nós. A educação é essa possibilidade que a humanidade tem de avançar e se superar. Para nós, do Colégio Loyola, a formação integral da juventude para o pleno exercício da cidadania global é a esperança da renovação que a sociedade toda tanto anseia.

Essa forma nova de ver e ser presença transformadora no mundo – agenda comum dos colégios da Companhia de Jesus ao redor do globo – perpassa os Projetos Pedagógicos de todas as séries do Colégio Loyola. Ela dá sentido às atividades cotidianas, justificando nosso compromisso com o desenvolvimento de habilidades tais como a comunicação, por meio da Educação Bilíngue; a empatia, objeto do Voluntariado Educativo; a resolução de conflitos, como nas simulações da ONU; além da liderança e da inovação, experiências de programas como Internacionalização de Estudos e Empreendedorismo Socioambiental.

Temos, na missão a comunidades ribeirinhas, quilombolas e campesinas da Amazônia, uma das nossas mais fortes inspirações de desprendimento, para levarmos nossas crianças e jovens a abrirem seus sentidos ao mundo, a conhecerem diferentes modos de vida e a serem ativos e criativos, participantes na construção colaborativa de soluções que alcancem para todo ser as condições dignas de vida.

A Cidadania Global reafirma nossa opção por um perfil de pessoas que desejamos entregar à sociedade: cidadãos competentes, conscientes, compassivos, criativos e comprometidos, nas palavras do Padre Kolvenbach SJ: “homens e mulheres com e para os demais”.