Crise hídrica

Todos

10

mar 2015

Conselho Diretor divulga nota para tomada de consciência a fim de evitar o desperdício e adotar o uso racional da água

_____

“Nos últimos dias, cada vez mais tomamos consciência da grave crise hídrica pela qual passa o nosso país, de modo muito especial as regiões Centro-Oeste e Sudeste.

Para além da gravidade da situação e de suas implicações práticas, cremos que esse momento é, para nós, uma oportunidade ímpar para adotarmos medidas que não só ajudem no processo de reversão do problema, mas que indiquem um novo modo de lidar com esse e outros recursos de que dispomos, problematizando os padrões de consumo de nossa sociedade e atuando na busca de uma melhor sustentabilidade ambiental. O padrão de gestão e consumo de recursos hídricos desperta preocupação não apenas na esfera doméstica – e ver somente aqui o problema seria um fácil engano –, mas principalmente nas atividades industriais e mineradoras na RMBH.

Uma vez instalada a crise, o momento é de economizar, evitando o desperdício e adotando o uso racional desse e de outros recursos.

Desejamos, ainda, que o momento nos seja propício para assumirmos uma postura educativa junto àqueles com os quais convivemos, de modo especial, nossos alunos.

Para isso, serão fundamentais nossa postura no dia a dia com exemplos concretos de economia e a abordagem da questão, seja em sala de aula, seja em conversas informais na escola e na família.

Como instituição, o Colégio Loyola já vem adotando as seguintes medidas concretas: redução da frequência de lavação das áreas, lavagem a seco dos espaços internos, inspeções periódicas das instalações hidráulicas, substituição das torneiras para as de fechamento automático e dosador e, recentemente, campanhas e estudos para melhorar a gestão do uso e consumo de água.

A mudança de nossos hábitos individuais e coletivos, mais do que nunca, será fundamental para o bem-estar de todos.”

Conselho Diretor


Compartilhe: