Perguntas frequentes em função da Covid-19

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Desde o dia 18 de março, por determinação do Governo do Estado, estamos com as atividades presenciais suspensas em virtude da pandemia de Covid-19. Em um contexto de incertezas, em meio a uma série de medidas e orientações normativas, não necessariamente consoantes entre si, oriundas de diversas instâncias da sociedade e que afetam a dinâmica escolar impossibilitando um direcionamento definitivo para as ações do Colégio, surgem diversas questões.

A seguir, listamos as perguntas mais recorrentes e as respostas que são possíveis neste momento. Procuraremos mantê-las sempre atualizadas, lembrando que o cenário é instável e se altera a todo momento.

1. Qual é a previsão de retorno das aulas?

No primeiro momento, a previsão de retorno das aulas era para as semanas seguintes, mas, a partir de orientações do poder público local, a suspensão das atividades presenciais passou a vigorar por tempo indeterminado. Portanto, até que haja nova orientação dos órgãos de saúde e educação, não há uma data definida para retorno das aulas presenciais.

Existe a expectativa de retorno com aulas semi-presenciais a partir do mês de agosto, observando todos os protocolos recomendados pelos órgãos de saúde, com limitação do número de alunos simultaneamente na escola, a fim de garantir a segurança sanitária da comunidade escolar, com todos os cuidados.

Ressaltamos que o retorno às aulas semi-presenciais só será possível após a liberação e orientação dos órgãos competentes e seguindo-se protocolos de segurança orientados pela RJE.

2. Como fica a reorganização do calendário escolar?

Por enquanto, apenas a 1ª etapa letiva, que se encerraria no dia 30 de abril, foi modificada. Ela se estendeu até o dia 8 de maio. A previsão da 2ª etapa, conforme calendário 2020, ficou inalterada: 11/05 até 31/08.

Enquanto não houver novas orientações dos órgãos competentes de educação, a proposta de reorganização do calendário escolar fica da seguinte forma:

  • De 18 a 24 de março: 5 dias letivos a serem repostos oportunamente.
  • De 25 de março a 15 de maio: atividades remotas a serem validadas junto à Secretaria de Educação.
  • De 18 de maio a 1º de junho: recesso escolar.
  • 02 de junho: retorno às atividades (remotas ou presenciais)
  • 11 de junho: início da 2ª etapa
  • 31 de agosto: fim da 2ª etapa

Obs. Na 2ª etapa letiva, em todo o mês de julho, haverá aulas, já que houve antecipação do recesso escolar, e haverá a manutenção do dia 04/07 (sábado letivo referente a uma terça-feira) como dia letivo.

A reestruturação dos demais dias letivos e avaliações só será possível quando houver autorização para a volta às aulas e será feita com base em um (re)planejamento que leve em conta as peculiaridades de cada segmento, bem como o cumprimento das 800 horas determinadas pela legislação. Por ora, essas são as medidas possíveis dentro desse cenário instável, que pede de todos nós discernimento e resiliência.

3. Com as mudanças no calendário, quando será o recesso escolar, inicialmente previsto para o mês de julho?

Considerando a previsão inicial do Governo de Minas Gerais de retomada das atividades presenciais nas escolas para a partir do mês de junho, o estudo de cenários que pudessem minimizar os impactos no processo educativo e, também, o consenso entre representantes legais das escolas particulares de Minas Gerais por um período que garantisse condições igualitárias para todos os alunos e alunas, o recesso escolar do mês de julho foi antecipado para o período de 18 de maio a 1º de junho, com retorno das atividades (presenciais ou remotas) previsto para o dia 2 de junho, a depender de determinação do poder público.

4. Como ficam as avaliações e a distribuição de pontos da 1ª etapa?

A distribuição de pontos ocorrerá, de acordo com os segmentos e faixa etária dos estudantes, da seguinte forma:

Do 1º e 2º Anos EF

Atividades diversificadas – Acesso dos estudantes à Plataforma Moodle e acompanhamento das professoras e coordenadoras por meio dos relatórios semanais e atividades que permitem publicação de respostas (fóruns, Kahoot e outros): 20 pontos.

Avaliação Globalizante (duas atividades com valor de 5 pontos cada uma): 10 pontos.

Obs.: As turmas do 2º Ano já fizeram a 1ª Globalizante de algumas disciplinas. Dessa forma, prevalecerá a maior nota.

 

Do 3º EF ao 8º Ano EF

Atividades diversificadas: 20 pontos.

Avaliação Globalizante: 10 pontos.

Obs.: Para aqueles que fizeram a 1ª Globalizante, prevalecerá a maior nota.

 

Do 9º Ano EF à 3ª Série EM

Atividades diversificadas: 15 pontos.

Simulado: 5 pontos.

Avaliação Globalizante: 10 pontos.

Observações:

1- Para aqueles que já fizeram a 1ª Globalizante, prevalecerá a maior nota.

2- Em relação às atividades diversificadas, serão mantidos os pontos já distribuídos, e os professores organizarão atividades para distribuir o restante deles, totalizando 15 pontos.

3- Para os estudantes que perderam alguma atividade diversificada realizada presencialmente, será utilizada a regra de 3 a partir de atividades que ainda serão aplicadas.

5. Como ficam as avaliações e a distribuição de pontos da 2ª etapa?

A distribuição de pontos ocorrerá, de acordo com os segmentos e faixa etária dos estudantes, da seguinte forma:

 

Do 1º ao 8º Ano do Ensino Fundamental

Avaliação Globalizante: 01 (uma) prova no valor de 12,0 (doze) pontos.

Atividades Diversificadas: 02 (duas) atividades distribuídas ao longo da etapa. Total: 23,0 (vinte e três) pontos.

9º Ano do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª Séries do Ensino Médio

Avaliação Globalizante: 01 (uma) prova no valor de 12,0 (doze) pontos.

Simulado: 5,0 (cinco) pontos.

Atividades Diversificadas: 02 (duas) atividades distribuídas ao longo da etapa. Total: 18,0 (dezoito) pontos.

3ª Série do Ensino Médio

Avaliação Globalizante: 01 (uma) prova no valor de 14,0 (quatorze) pontos.

Simulado: 7,0 (sete) pontos.

Atividades Diversificadas: 02 (duas) atividades distribuídas ao longo da etapa. Total: 14,0 (quatorze) pontos.

 

Observação: as Avaliações Globalizantes terão questões objetivas e/ou discursivas, e os conteúdos a serem cobrados serão os fundantes/essenciais para a série. Elas acontecerão no período de 24 a 28 de agosto.

O Simulado, pela sua própria natureza, será somente com questões objetivas.

Ressalta-se que a participação dos alunos durante as aulas, com questionamentos ou complementos acerca do assunto trabalhado, bem como comentários e envio de mensagens no Teams serão valorizados e considerados durante o processo de desenvolvimento. Destaca-se, ainda, que levaremos em consideração a faixa etária dos alunos, a fim de instigar e considerar essa participação.

O Registro Atitudinal voltará a ser utilizado para indicar os comportamentos que merecem destaque. Tal registro e os seus desdobramentos serão adequados à série em que o aluno se encontra.

6. Como o Loyola oferecerá as atividades escolares aos estudantes enquanto durar o período de suspensão das aulas presenciais?

Desde o dia 25 de março, estamos oferecendo atividades remotas por meio digital como uma forma de manter nossos estudantes próximos do ritmo de estudos e de dar subsídios de conteúdos para um retorno, cuja data ainda não está confirmada.

7. Que meio o Loyola está utilizando para oferecer as atividades remotas aos estudantes?

Inicialmente, a interação com professores estava ocorrendo por meio da Plataforma Moodle, com acesso direto pelo site do Colégio, mediante login com usuário e senha. De igual forma, todos os materiais estavam sendo disponibilizados nesse ambiente.

A partir do dia 11 de maio, após o término do período de Avaliações Globalizantes, as atividades foram migradas para o Microsoft Teams para Educação.

A nova plataforma possibilita a realização de videoaulas somente para alunos com login e senha de acesso ao ambiente, disponibiliza o pacote Office Online para os estudantes e possui funcionalidades semelhantes às do Moodle. Com esses recursos, os ambientes foram unificados.

8. Em que consistem as atividades remotas?

O programa de atividades remotas é composto por aulas ao vivo, vídeo-aulas, vídeos, orientações, sugestões de leituras, propostas de atividades e diferentes estratégias elaboradas pela Equipe Pedagógica do Colégio. Inclui uma diversidade de possibilidades para otimizar o tempo de estudo em casa e a interação com os professores para esclarecimento de dúvidas, além de contribuir para a aquisição de conhecimento.

9. Todos os conteúdos previstos no currículo serão estudados com as atividades remotas?

Sim. Todos os componentes curriculares serão contemplados nas atividades remotas. Os coordenadores de cada área do conhecimento, junto com os professores das diversas disciplinas, selecionam os conteúdos que serão trabalhados na modalidade não presencial. Portanto, nenhum aluno ficará em prejuízo, se realizar todas as etapas de aprendizagem apresentadas por meio de uma participação qualificada e diária nas atividades.

10. Como será controlada a frequência dos alunos?

Por enquanto, a frequência dos alunos será computada pela entrada de cada um nas plataformas Moodle e Team, o que deve ocorrer diariamente para todos os alunos de todas as séries, e pelo acesso e resolução das atividades ali postadas.

Nas plataformas, é possível acompanharmos todos os passos dados pelos alunos e professores, não somente a entrada, mas o que fazem, em que áreas e tempo de acesso etc. Temos recebido constantes feedbacks, orientado famílias e estudantes quanto a isso e aperfeiçoado com dinamismo os subsídios enviados.

11. Qual será a metodologia utilizada nas atividades remotas?

Cada professor de cada série e turma produzirá materiais (áudios, vídeos, atividades orientadas por escrito) que auxiliarão o processo de compreensão do conteúdo. Os professores utilizarão também material de livros virtuais. Muitos deles são versões do material que os alunos têm no formato físico.

12. Como o estudante poderá realizar as atividades se deixou os materiais no escaninho da escola?

Os materiais que ficaram nos escaninhos e nas salas de aula não são necessários nesse momento. Todas as atividades remotas poderão e deverão ser realizadas com recursos disponibilizados e/ou indicados pelos docentes no Moodle. Se o estudante ou a família notar alguma carência de fonte, deverá, de imediato, enviar um e-mail para a Coordenação de Série relatando a situação. Essa instância dará o melhor encaminhamento, para que não haja prejuízo ao estudante.

13. Haverá diferenças na metodologia utilizada entre as séries e as disciplinas?

Sim, há alguma diferença entre séries e turmas, assim como entre professores e disciplinas. No primeiro caso, por uma questão de faixa etária, fase de desenvolvimento da criança e do adolescente, como também do que se pretende em conceitos e conteúdos em cada série. No segundo caso, porque, assim como nas aulas ordinárias, temos diferenças entre as pessoas e os profissionais no ambiente virtual.

14. Os professores do Loyola estão preparados para essa modalidade de ensino?

Estamos todos diante do novo. Originalmente, o Colégio Loyola não é uma escola de Ensino a Distância, e ainda não existe regulamentação para tal na Educação Básica. Por questão circunstancial, entretanto, as atividades remotas foram autorizadas. Diante do compromisso de permanecer oferecendo uma educação de excelência, temos respondido a esse desafio buscando nos reinventar a cada dia desde que a nova realidade se impôs.

Estamos aprendendo muito com este cenário e buscaremos melhorar ainda mais. Certamente, a última semana de atividades remotas foi muito melhor do que a primeira. Assim, a escola não será a mesma quando tudo isso passar. Com certeza, educadores e estudantes sairão muito melhores no que diz respeito ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação e à coesão como comunidade.

Essa é uma característica própria da Educação Jesuíta, a saber: a busca da inovação, o exercício da criatividade, a adaptação às exigências de cada tempo e contexto, a busca dinâmica pela personalização dos serviços e do acompanhamento das pessoas. O Colégio é derivado dessa matriz pedagógica e espiritual que se estende por cinco séculos e que se nutre da experiência e da proposta de Inácio de Loyola.

Tão logo as aulas presenciais foram suspensas por tempo indeterminado, realizamos, via Rede Jesuíta de Educação (RJE) e pela nossa equipe de Tecnologia da Informação (TI), diversos treinamentos para nossos educadores, tendo em vista esse novo formato de trabalho, visando sempre propiciar o crescimento dos nossos estudantes.

A uniformidade na fluência digital vem sendo construída. Temos professores que já exercem práticas docentes em ambientes virtuais e são altamente fluentes nesse ambiente. Por outro lado, muitos estão pela primeira vez diante desse desafio.

Nossas equipes Pedagógica e de TI, com suporte da equipe de tecnologia da RJE, estão acompanhando, subsidiando e capacitando os professores para a melhor utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s). Em função dessa formação, estamos observando um crescente na qualidade das atividades remotas obrigatórias do Colégio Loyola.

15. Atividades remotas são obrigatórias?

Sim. As atividades remotas são obrigatórias, e as presenças nas aulas estão sendo computadas pela entrada do aluno no Moodle. Isso deve acontecer diariamente e em todas as séries.

16. As atividades remotas poderão ser consideradas letivas dentro da carga horária mínima obrigatória?

Sim. Por decisão do Conselho Estadual de Educação, poderemos ministrar até 20% das atividades escolares no formato remoto. Se a suspensão das aulas prosseguir para além desse percentual, ainda teremos a possibilidade de reposição. As possibilidades de calendário com cenários diferentes em relação à duração do período de suspensão das aulas estão em estudo.

17. As atividades remotas substituem as presenciais? E se meu filho não aprender nessa modalidade?

O convívio em sala de aula é essencial. A aprendizagem não se constrói apenas por roteiros e atividades, mas também por todo o espaço escolar e pela interação com colegas e professores. Nossa equipe pedagógica está trabalhando para minimizar os prejuízos desse contexto que nos é imposto, propiciando aos estudantes a maior aproximação possível com o ambiente escolar. Daremos o suporte necessário para que o aluno continue se desenvolvendo por meio do acompanhamento do professor, do coordenador e da correção dos exercícios. Ressaltamos que a família será informada sobre qualquer situação que exija atenção especial.

18. Quais medidas de apoio pedagógico têm sido adotadas pelo Colégio?

O acompanhamento é um dos elementos fundamentais para a aprendizagem. Tanto na Espiritualidade Inaciana quanto na Pedagogia Inaciana, o acompanhamento é o caminho pelo qual se chega ao conhecimento.

A partir do mês de abril, quando houve autorização do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para utilizar o trabalho dos professores e orientação do Conselho Estadual de Educação para utilização de meios remotos e tecnologias digitais para reorganização das atividades escolares, oferecemos diversos treinamentos aos docentes.

Além de todo investimento em capacitação, o trabalho da Assessoria Pedagógica foi redirecionado para um acompanhamento mais próximo e personalizado junto aos Coordenadores Pedagógicos de Série e de Área, no sentido de identificar os pontos passíveis de melhoria e alinhar o nível da oferta das atividades em cada segmento.

Em relação aos estudantes, a avaliação seguirá conforme as especificidades de aprendizagem nas respectivas faixas etárias e está sob a gestão dos Coordenadores Pedagógicos de Série, que mantêm constante interação com eles e suas famílias, permanecendo abertos ao atendimento de cada demanda que se apresentar. No retorno das atividades, um exercício diagnóstico da aprendizagem com todos os alunos nos dará parâmetros complementares para trabalhos de revisão, reposição e recuperação, se necessários.

19. Um dos pilares da educação do Loyola é a formação humana e cristã. Haverá alguma atividade nesse sentido?

A equipe de Formação Cristã produziu, para todos os estudantes, roteiros de Exercícios de Formação Humana diários. Eles são inspirados nos nossos DDF’s e seguem a metodologia própria da espiritualidade inaciana. Esses exercícios são específicos por faixa etária e de acordo com os ciclos de aprendizagem. Também foram postados no Moodle roteiros dos Exercícios Espirituais para momentos mais intensos da Semana Santa, a fim de que esses pudessem ser celebrados em família.

Para questões de fortalecimento da Fé Cristã, vivida ao modo inaciano, seguem sendo postados no Moodle as propostas de atividades remotas que possibilitem a nossos alunos e suas famílias passar por este momento crescendo na fé, na esperança e na caridade. As atividades de Formação Cristã também serão migradas para o Teams.

20. Qual é a importância da família nessa modalidade de ensino?

Os pais e responsáveis têm papel semelhante nas duas modalidades (presencial e não presencial), ou seja, orientar os estudantes para a rotina de estudos e estar conectados às diretrizes pedagógicas da escola.

Ressaltamos que pais e mães não são responsáveis por dar as aulas referentes aos conteúdos programáticos, uma vez que os professores instrumentalizarão os roteiros, de forma que os alunos consigam se desenvolver.

Lembramos, entretanto, que essa autonomia é relativa à faixa etária e ao momento de desenvolvimento de cada criança. Logo, os menores, sobretudo, necessitam de subsídio dos responsáveis.

21. Como os pais poderão esclarecer suas dúvidas ou solicitar orientações para acompanhar os filhos nas atividades diárias?

O Coordenador Pedagógico de Série continua a ser a primeira referência de vocês na escola. Eles estão capacitados e disponíveis para continuar o acolhimento e o acompanhamento de todos, agora de maneira virtual: por e-mail. Todos eles estão orientados a responder o mais rapidamente possível às dúvidas de vocês.

22. Como ficam os valores das parcelas da anuidade escolar no período em que as aulas estiverem suspensas?

O contrato firmado entre família e escola prevê a prestação dos serviços educacionais durante o ano letivo, definido no calendário escolar. Para tal serviço, a escola estipula um valor anual que, obrigatoriamente, deve ser dividido em, no mínimo, 12 parcelas. As parcelas da anuidade se referem a serviços que serão prestados ao longo do ano letivo, incluindo períodos em que não há aulas como recessos e férias. Portanto, as cobranças permanecem, desde que se cumpra o número de horas/aula contratados.

23. A escola concederá algum desconto no valor das parcelas da anuidade escolar às famílias?

A princípio, entendemos que não se justifica a oferta de desconto por um período em que os serviços não foram prestados, porque o serão oportunamente. Entendemos, também, que a avaliação do cumprimento ou não da carga horária mínima, assim como a avaliação do prazo que será computado como horas-aula ofertado por meio de aulas e atividades disponibilizadas por meio digital somente serão possíveis após o término do período do isolamento social.

Responsavelmente, tão logo nos seja possível, poderemos apresentar indicações mais seguras e certas quanto a esse assunto. Qualquer indicação definitiva nesse momento não será coerente com o cenário de provisoriedade em que nos encontramos.

De acordo com orientação da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a cobrança e o pagamento das mensalidades, nos mesmos prazos e vencimentos, sem a concessão de desconto, devem continuar. Caso haja necessidade de abatimento por impossibilidade de prestação dos serviços por meio de reposição, o reembolso deve ser realizado após o retorno das atividades.

24. A economia em despesas como água e luz, nesse período de atividades presenciais suspensas, não justificaria um desconto nas parcelas da anuidade escolar?

O Colégio está monitorando a estrutura de custos variáveis com intuito de identificar reduções que possam ser revertidas posteriormente nas mensalidades. Destaca-se, entretanto, que despesas com energia elétrica e água já possuem um custo baixo, dado que o Colégio investiu na construção de uma usina fotovoltaica, na extração de água do subsolo e na captação de água de chuva.

Destacamos que a escola mantém a maior parte de seus custos, inclusive com seus colaboradores que continuam trabalhando, em grande parte remotamente, e que deverão repor os dias parados durante períodos inicialmente previstos para férias e feriados. Estamos mantendo todos os nossos compromissos para preservar a estrutura de pessoal e física de que precisaremos, durante e após o período de isolamento social, para retomada das aulas com a excelência de sempre. O cuidado com nossos colaboradores e a preocupação com sua qualidade e dignidade de vida são dimensões que nos são muito caras e preciosas, tendo em vista a garantia da qualidade dos serviços educacionais a que nos propomos, que nossos estudantes merecem e nos quais as famílias acreditam.

Desse modo, qualquer economia ou redução de custos operacionais que se possa fazer agora terá seu valor integrado aos custos nos meses de reposição, quando outros gastos com equipamentos de saúde, higienização e limpeza poderão ser incorporados para garantir a presença saudável e segura dos estudantes e colaboradores na escola, sem contar os custos imprevistos em orçamento para oferta do ensino por meio digital.

25. O que a escola pode fazer para ajudar as famílias com dificuldade para pagamento das parcelas da anuidade escolar?

Cientes e sensíveis às possibilidades de impacto no orçamento das famílias, abrimos um canal direto para diálogo sobre a questão financeira pelo e-mail [email protected]. Por meio dele, continuamos recebendo e analisando as necessidades apresentadas e encaminhando o apoio conforme a necessidade de cada uma delas e as possibilidades da escola, seguindo critérios técnicos de assistência social.

Nosso esforço tem sido no sentido de flexibilizar, postergar, dividir ou ajustar valores das parcelas da anuidade, decidindo de acordo com a realidade de cada família e a capacidade do Colégio.

Conforme comunicado da Direção Geral de 13 de abril, afirmamos nosso modo de proceder personalizado como parâmetro de Justiça ao propor o acolhimento e estudo individualizado das demandas que porventura venham a ser formalizadas.

Também temos mantido contínuo diálogo com o Escritório Central da Rede Jesuíta de Educação e a “Administração Provincial dos Jesuítas”, instâncias superiores ao Colégio Loyola, das quais emanam as orientações às mantenedoras sobre processos administrativos, inclusive de previsão e execução orçamentária. Compartilhamos dados de contexto e situações concretas apresentadas pelos responsáveis por nossos alunos. Decorrente desse diálogo, foram autorizados estudos e análises sobre capacidade financeira que balizem nosso modo de proceder com relação aos pedidos de descontos.

26. Quais são os canais de comunicação das famílias com o Colégio Loyola para tratar questões relacionadas a esse período em que as atividades presenciais estão suspensas?

O Colégio Loyola possui e mantém ativos diversos canais de acesso, diálogo e comunicação com as famílias pelos quais se pode obter o suporte necessário para questões específicas que surgirem durante o período de suspensão das aulas presenciais e oferta de atividades remotas.

  • Questões acadêmico-pedagógicas

O canal instituído para comunicação da família com a escola é a Coordenação Pedagógica de Série. O contato pode ser feito por e-mail, sempre que necessário, dentro do horário comercial, principalmente, considerando-se que temos uma liminar do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) que orienta o trabalho remoto para professores e profissionais da área administrativa. Com a migração das atividades remotas para a plataforma Teams, as coordenações de série também poderão organizar reuniões de alinhamento e/ou informativas de interesse das séries com as famílias.

  • Questões financeiras

No dia 13 de abril, o Colégio estabeleceu um canal de comunicação específico pelo endereço eletrônico [email protected], que foi informado na mesma data às famílias. Ele também está ativo no horário comercial.

  • Suporte ao uso das Tecnologias de Informação da escola

O canal de comunicação se mantém pelo e-mail [email protected], informado no início do ano letivo pela agenda escolar.

  • Demais questões de interesse das famílias

O Colégio mantém também ativo o Fale Conosco do site www.loyola.g12.br. Ele garante o encaminhamento, o registro e a resposta às demandas apresentadas aos diversos setores da escola, incluindo as diretorias.

As famílias contam, ainda, com um canal direto de contato com a diretoria da escola, a Associação de Pais do Colégio Loyola (APL), que atende pelo e-mail [email protected]aployola.com.br. Por meio da APL é possível, além do encaminhamento de necessidades e demandas, o compartilhamento de boas ideias que possam somar-se ao Colégio, fortalecendo a parceria e o espírito de comunidade.

Para comunicação formal às famílias e por garantia da segurança da informação, o Colégio Loyola tem usado os comunicados institucionais via e-mail dos responsáveis cadastrados em nosso sistema no ato da matrícula, sempre passível de atualização. Entre os dias 3 de março e 12 de abril, foram enviadas treze (13) mensagens às famílias, num esforço integrado entre Conselho Diretor, equipes intermediárias e Gerência de Comunicação com seus prestadores de serviço. Esses comunicados também estão disponíveis em repositório na plataforma Moodle.

27. Por que não consigo falar com ninguém pelos telefones de contato das equipes do Colégio?

Como é de conhecimento da comunidade, as atividades acadêmicas e administrativas presenciais do Colégio Loyola estão suspensas desde o dia 18/03, em função da pandemia de Covid-19. Seguindo rigorosamente as orientações dos órgãos públicos, as equipes estão trabalhando remotamente. Por isso, nesse momento, o único telefone disponível para contato com a escola é o (31) 2102-7000, não havendo pessoal disponível para atendimento nos ramais internos.
O horário de atendimento na Recepção/Telefonia também está está reduzido, conforme disposto a seguir.
Segunda a sexta-feira
Das 8h às 12h e das 13h às 15h
Fora do horário acima, os porteiros atendem o telefone e encaminham, na medida da necessidade e do que é possível, as demandas que recebem aos profissionais responsáveis de cada área.
Sabemos que essas condições são bem diferentes do atendimento oferecido pelo Colégio. Por isso, mais ainda, durante esse momento atípico que vivemos, contamos com a compreensão da Comunidade.
Ressaltamos que o diálogo com a escola permanece fortalecido pelos canais eletrônicos, entre os quais o Fale Conosco do site www.loyola.g12.br.
O suporte oferecido pela Gerência de Tecnologia da Informação também se mantém pelo canal [email protected] Para ele, pedimos que, ao enviar um e-mail, informe um número de telefone para retornarmos o contato.

28. Por que o Colégio Loyola passou a usar o Teams para as atividades remotas?

Com a crescente qualificação das nossas equipes, especialmente, em relação à melhoria do desempenho de nossos professores no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e à adequação de equipamentos e aperfeiçoamento dos materiais de estudo oferecidos, além do ganho em maturidade dos nossos estudantes para a aprendizagem no ambiente virtual, chegamos à conclusão de que já era possível dar mais um importante passo para garantir a excelência do processo educativo durante o período de suspensão das aulas presenciais. Por isso, passamos a adotar o Microsoft Teams para oferecer as atividades remotas, anteriormente disponibilizadas no Moodle.

Continuamos procurando aprimorar nossas ações e buscando novas estratégias que possam colaborar para que nossos estudantes e famílias tenham as melhores condições de vivenciar o período de suspensão das atividades presenciais imposto pela pandemia de Covid-19.

29. Quais são os principais benefícios da Plataforma Teams para realização das atividades remotas?

O Teams é uma plataforma da Microsoft desenvolvida para facilitar a comunicação e a colaboração, integrando pessoas, conteúdos e ferramentas. Ele possui uma aplicação para uso educacional e, no Loyola, foi organizado por ano/série, turmas e disciplinas, com acesso para estudantes e professores por meio de login e senha. Nesse espaço, os professores poderão criar atividades, disponibilizar materiais e realizar aulas ao vivo. Os estudantes poderão usar um caderno digital (OneNote) e terão à disposição, gratuitamente, todos os programas do pacote Office Online da Microsoft (Word, Excel, PowerPoint).

30. Como o Loyola está se preparando para uma possível volta às aulas presenciais?

Até o momento (28/05), não há sinalização por parte do poder público para a volta às aulas presenciais nas escolas de Minas Gerais. Portanto, continuamos aguardando orientação dos órgãos competentes nesse sentido. Até lá, seguiremos oferecendo as atividades remotas por meio da plataforma Teams, em acordo com as orientações do Conselho Estadual de Educação.

Mesmo sem ter conhecimento sobre uma data possível para retorno às atividades presenciais, estamos nos preparando para a reabertura da escola, nos antecipando à nova realidade, desenvolvendo estratégias de convivência que priorizem ao máximo o cuidado com a saúde e a segurança dos nossos estudantes e colaboradores nos espaços da escola.

Alinhados ao Comitê Covid-19 da Província dos Jesuítas do Brasil, um Grupo de Trabalho da Rede Jesuíta de Educação estudou protocolos de instituições do Brasil e de outros países e elaborou o documento Retorno às atividades presenciais nas Unidades da Rede Jesuíta de Educação. Ele orientará a volta às atividades presenciais na perspectiva do pós-pandemia.

As equipes internas do Loyola, entre as quais o Comitê de Prevenção e Gestão de Riscos e Crise, estudam o documento da RJE para se apropriar de seus protocolos, que serão compartilhados oportunamente com a comunidade escolar.

Diante do planejamento para o retorno às aulas presenciais, também está em desenvolvimento, pela RJE, uma campanha de comunicação para que todas as ações estabelecidas sejam partilhadas com a comunidade educativa de suas unidades, de modo a viabilizar o retorno com segurança, integrando todos em um ideal comum: o cuidado com a vida.

31. Por que o Colégio Loyola decidiu, em 12/06, oferecer um desconto linear nas parcelas da anuidade escolar?

Os estudos de viabilidade financeira autorizados e orientados pelo Escritório Central da Rede Jesuíta de Educação e a “Administração Provincial dos Jesuítas” foram concluídos. Dispondo de informações mais precisas e entendendo ser o melhor momento para fazê-lo, as instâncias superiores autorizaram, em caráter extraordinário, a todas as famílias de estudantes do Colégio Loyola, a concessão de 15% de desconto nas parcelas da anuidade escolar com vencimento nos meses de julho, agosto e setembro de 2020.

32. Diante da concessão de desconto linear, como fica o valor das parcelas da anuidade para famílias que já haviam negociado com a escola individualmente?

Para as famílias que foram atendidas pelo Setor de Assistência Social, permanece vigente o benefício que tem redução na mensalidade igual ou superior ao valor estabelecido nessa política até a data de sua concessão.

33. Há alguma condicionante para que as famílias tenham acesso ao desconto linear no valor da parcela da anuidade?

O desconto estabelecido fica condicionado ao pagamento em dia, não sendo possível sua prorrogação para além da data de vencimento do boleto.

34. Famílias que não necessitem do desconto linear poderão abrir mão do benefício em favor de outras que precisam mais dele?

Sim. Como gesto concreto em favor daqueles que foram mais fragilizados pelo contexto da pandemia, as famílias que, eventualmente, não tenham necessidade do desconto linear oferecido pela escola, podem, por meio do e-mail [email protected], comunicar que desejam abdicar do referido valor para que o mesmo seja redirecionado aos mais necessitados da comunidade.