Logo Loyola
Alunos 22/09/2017
E por falar em ENEM…

E por falar em ENEM…

A quantas anda a preparação, no Ensino Médio, para essa seleção?
_____

Lucas Faria, da 2ª Série A, encontrou um jeito próprio para disciplinar os hábitos de estudos, depois de ser apresentado a um modelo de sistematização por percepção das dificuldades pessoais e exigências de cada disciplina. Ele conseguiu organizar o tempo e vem mantendo o rendimento médio que estabeleceu como meta, apesar do aumento no volume de conteúdo a ser apreendido.

A aluna Laura Antunes Bono, da 1ª Série, fez o ENEM no ano passado como treineira e já se inscreveu para a próxima edição. Ela está usando uma metodologia indicada pelo Colégio para organizar seu tempo de estudos, fazendo a revisão dos conteúdos assim que são ministrados e se dedicando mais às disciplinas nas quais possui mais dificuldade de aprendizado.
Quando o assunto é ENEM, a turma do Ensino Médio está afiada e envolvida em uma série de estratégias que começam no início do ano.

Na 1ª série, o ano começou com um aulão de apresentação desse exame. A ideia é mostrar a configuração e composição das provas para que o(a) aluno(a) possa se perceber diante desse desafio e encontrar o melhor caminho para alcançar o resultado. Nesse momento, os estudantes recebem um caderno de estudos, com orientações sobre como criar uma rotina para se dedicar a cada disciplina. De acordo com o coordenador Edelves Luna, já nesta etapa, os jovens são estimulados a se inscreverem para o ENEM. Para ele, a participação é importante “para que o(a) aluno(a) não se depare com o desconhecido apenas no dia da prova”.

Anna já fez todas as questões da apostila com as provas do ENEM de 2011 até 2014.

Além dos simulados que integram as atividades de cada série, e que começam lá no 9º Ano do Ensino Fundamental, os(as) alunos(as) recebem informações constantes da Comissão ENEM, via TV Loyola e outros meios de comunicação institucionais, sobre eventos externos, materiais complementares e estratégias que possam dar suporte ao aprendizado e ajudá-los a alcançar o desempenho desejado no exame.

Na 2ª Série, uma das primeiras ações do ano é apresentar aos(às) alunos(as) uma série de boas estratégias para responder às questões do ENEM. Um dos pontos abordados é a coerência ao longo da prova, o que exige autoconhecimento do estudante. O ideal é que o(a) aluno(a) identifique rapidamente as questões nas quais possui mais facilidade e as elimine logo para ganhar tempo e pontos em relação às perguntas em que tem mais dificuldades.

Na 3ª Série, a rotina é bem mais intensa. Além dos simulados internos, os(as) alunos(as) são estimulados a participar de simulados externos opcionais. No último mês, eles(elas) também tiveram um Aulão de Artes com o professor Rodrigo Faleiro. O foco do encontro foi dar suporte aos(às) alunos(as) para as questões dessa disciplina, que não integra o currículo da série.

A grande expectativa, no entanto, é a “Intellect Fitness”, uma ficha de acompanhamento de resolução da apostila de provas do ENEM, com questões aplicadas desde o exame de 2011. A partir do material, além de exercitar o raciocínio, os(as) alunos(as) podem registrar e focar suas estratégias de estudos nos conteúdos nos quais identificam maior grau de dificuldade.

Para o segundo semestre, além do que já vem sendo desenvolvido, está prevista a Semana ENEM, um período intenso de atividades relacionadas a todas as áreas de conhecimento, com atividades interdisciplinares e retomada de assuntos que foram mais abordados nos exames dos últimos anos.

Posts relacionados