Os Colégios Jesuítas estão comprometidos em criar um ambiente seguro e sadio para todos. Nesse sentido, o Colégio Loyola conta com o Núcleo de Educação para Paz (NEP), responsável por promover ações interdisciplinares de Educação para a Paz, além de coordenar e implementar ações de Práticas Restaurativas, como nos círculos de resolução de conflito.
O NEP promoveu uma formação para Educadores com o tema ‘Justiça Restaurativa’. Isabel Brochado, coordenadora do núcleo, explica que foi uma oportunidade de partilhar o trabalho que a escola já faz, que são os círculos restaurativos. “A proposta era formar pessoas de diversas áreas da escola para que pudessem ter conhecimento desse trabalho, que transpassa o sentido punitivo. O conflito deve levar o estudante a refletir como ele mesmo pode usar sua capacidade para restaurar as relações, criar uma cultura de paz, para se co responsabilizar pela resolução do conflito,” completa Isabel.
Orientadora de aprendizagem, Danielle Vasconcelos conta que foi muito importante conhecer o trabalho do NEP e viver a troca de experiência com outros educadores e entender os conceitos da justiça restaurativa, na condução com os estudantes. “Uma perspectiva que desenvolvemos neste curso foi a melhora da nossa intervenção com os estudantes, que acontece dentro de sala. Mas vimos que também fora dela nós podemos conduzir com mais tranquilidade os conflitos do dia a dia,” afirma Danielle.
Entenda mais como foi o curso! Clique aqui.