Encontro da RJE

1º Encontro de Formação Integral reúne alunos dos colégios da Rede Jesuíta no Loyola

_____

Jovens estudantes dos colégios brasileiros da Rede Jesuíta de Educação (RJE) estão reunidos no Loyola, até o dia 15 de outubro, para o 1º Encontro de Formação Integral da RJE. Esse é o primeiro evento presencial envolvendo alunos de todo o Brasil no novo contexto da RJE e da consolidação do Projeto Educativo Comum (PEC).

Entre os mais de 30 mil alunos da RJE, 45 foram selecionados para o encontro. Catharina Moura Moraes, aluna da 1ª Série do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira, em Salvador (BA), avalia que, já na acolhida, foi possível prever o clima dos próximos dias. “Percebi que todos estão muito abertos e interessados em trocar conhecimento, conhecer o outro e ouvir, sem margem para julgamentos”, definiu. Sentimento semelhante ao de André Tavares, aluno da 1ª Série EM do Loyola. “Nesse primeiro contato, conversamos sobre nossos sotaques e sobre o que cada um gosta de fazer, por exemplo. Acho que será uma ótima oportunidade para fazer amigos e também para trabalhar nossa espiritualidade”, acrescenta.

O professor de Filosofia e orientador do Serviço de Orientação Religiosa e de Pastoral do Colégio Medianeira (PR), Carlos Martins Torra Helvig, revela a expectativa de que a estreia do encontro traga uma experiência de autoconhecimento e afloramento dos princípios humanísticos que regem a Rede Jesuíta. “Ao mesmo tempo, acreditamos que os participantes se tornarão, em suas instituições de origem, referências do contexto da formação integral”, conclui.

O evento conta com a presença de Juan Pablo Rodriguez, representante da Rede Jesuíta da Colômbia, cujo modelo inspirou o formato da edição brasileira. Rodriguez coordena os chamados “Cursos Talleres”, modalidade de ensino e aprendizagem caracterizada pela interação entre teoria e prática, e atua diretamente na Formação Cristã do Colegio San José, em Barranquilla, cidade do norte colombiano. “Nossa experiência de 29 anos fez com que a prática evoluísse e se adaptasse à linguagem do jovem, mas de forma sempre fiel à essência original da atividade, à inspiração nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, à oportunidade de fortalecimento de vínculos e de aprofundamento na experiência da fé”, resume o educador.

O objetivo do 1º Encontro é colaborar com a formação integral dos estudantes da RJE, fortalecendo as dimensões espiritual, social e humano-afetiva, iluminada pelo modo de proceder Inaciano e pelo incentivo ao protagonismo juvenil. Os participantes serão acompanhados por educadores de cada Plataforma Apostólica (Sul 1, Sul 2, Leste, Nordeste 1, Nordeste 2).

A acolhida foi realizada no Colégio nessa quarta-feira (5), e durante os próximos nove dias as vivências serão realizadas em Vila Fátima, espaço do Loyola na região da Pampulha, em Belo Horizonte.

noticiaencontrorje2

 


Compartilhe: