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Alunos 31/10/2016
Feito inédito

Feito inédito

Aluno do Loyola representa o Brasil em prêmio internacional de vídeos inovadores sobre o ensino de ciências. E você pode ajudá-lo a ir para a final, saiba como!
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Imagine que você tenha uma missão: ensinar, de forma criativa, agradável e precisa, conceitos complexos de física ou matemática. Agora imagine que você tem 14 anos e deve cumprir essa missão em um vídeo de apenas 5 minutos. Esse foi o desafio aceito pelo aluno do 9º Ano do Ensino Fundamental do Loyola, Diogo Afonso Leitão, ao se inscrever no Breakthrough Junior Challenge, uma competição global de vídeos originais e inovadores que comuniquem, de forma eficiente, conceitos de ciência e matemática, destinada a estudantes de 13 a 18 anos.

O vídeo de Diogo,Quantum Physics: The Nature of Matter”, foi selecionado para a semifinal da competição, integrando a lista de 30 trabalhos que se destacaram entre mais de 2,5 mil inscritos de todos os continentes. Esta é a primeira vez que um participante brasileiro alcança essa fase da competição. E ele conta agora com a sua participação para ter a chance de levar o Brasil ao primeiro lugar: o vídeo mais curtido, compartilhado ou avaliado com emoji, na página oficial do prêmio no Facebook, até o dia 9 de novembro, vai ter lugar garantido na final! Clique aqui para assistir e compartilhe!

O escolhido pelo voto popular disputará o grande prêmio ao lado de mais cinco candidatos definidos pelo júri. O vencedor será anunciado no início de dezembro.

Para criar o vídeo, o aluno contou com a orientação do professor de Física Patrick Bonnereau. Desde a definição e refinamento do tema até a edição final do vídeo, foram mais de sete meses de dedicação e cinco versões de roteiro. “Além de empolgado com a ciência, o Diogo é muito concentrado, cheio de iniciativa, criativo e apresenta habilidades de um comunicador nato, com apenas 14 anos. Acompanhá-lo nessa jornada foi uma honra. Trabalhamos por algo em que acreditamos, que é a divulgação da ciência; e o Diogo quer compartilhar com outros jovens o prazer que ele tem em aprender”, resume o professor.

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O estudante que for classificado em 1º lugar no prêmio receberá uma bolsa de estudos no valor de US$250 mil, a escola de origem receberá US$100 mil para investimento nas instalações dos laboratórios de ciência e o professor que inspirou o trabalho receberá US$50 mil.

Talento

O mundo dos vídeos sobre conceitos científicos não é estranho para Diogo. Em 2015, quando estava no 8º Ano EF, ele criou um canal de vídeos no YouTube para compartilhar curiosidades sobre ciências. O objetivo era “estimular as pessoas a buscarem o saber da ciência e fazer com que se apaixonem por ela”. O Portal da Ciência já tem mais de 14.600 seguidores e conta com vídeos que alcançaram mais de 114 mil visualizações.

Diogo explica que a participação no Breakthrough Junior Challenge é uma oportunidade única para ampliar a popularização dos conhecimentos científicos. “A divulgação científica pode mudar a forma como as pessoas veem o mundo. E, especialmente no Brasil, em que temos tantas dificuldades na área do ensino e da pesquisa, acho importante contribuir para aumentar a consciência de que é preciso valorizar e investir na ciência”, resume o estudante de 14 anos, que tem como uma de suas principais inspirações o astrônomo Carl Sagan (1934-1996).

Saiba mais

Criado em 2012 por meio da parceria entre Sergey Brin e Anne Wojcicki, Yuri e Julia Milner, além de Mark Zuckerberg e Priscilla Chan, o Breakthrough Prize é um prêmio anual para feitos relevantes nas áreas de ciências naturais, física e matemática. Em 2015, foi criado o Breakthrough Junior Challenge, a partir de recursos disponibilizados por Mark Zuckerberg (Silicon Valley Community Foundation) e pela Milner Global Foundation, com o objetivo de desenvolver o conhecimento dos jovens e promover a escolha de carreiras científicas, além de estimular a imaginação e o interesse do público em geral por conceitos fundamentais da ciência.

O estudante de 18 anos Ryan Chester, de Ohio (EUA), foi o vencedor do ano passado, com um vídeo sobre a teoria da relatividade de Einstein. O trabalho teve mais de 4 milhões de visualizações e, em setembro deste ano, Ryan iniciou seus estudos na universidade de Harvard, que antes estava fora de cogitação, devido aos custos da mais prestigiada instituição de ensino superior dos Estados Unidos.

Em 2015, a competição recebeu mais de 2 mil inscrições válidas de 86 países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Índia, México, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, Japão, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Tailândia, Turquia, Vietnam, Noruega, França, Israel e Peru. Entre os parceiros do prêmio estão a Khan Academy, a Cold Spring Harbor Laboratory (CSHL) e a National Geographic. Para mais informações, acesse: breakthroughjuniorchallenge.org

 

 

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