Logo Loyola
Clipping em Destaque 20/04/2022
FrancEcolab promove cuidado com meio ambiente

FrancEcolab promove cuidado com meio ambiente

FrancEcolab é um projeto dinâmico e inovador que visa sensibilizar escolas e jovens sobre a importância do meio ambiente. A missão é inserir a educação ambiental nas escolas brasileiras, e o trabalho é desenvolvido em parceria com a Embaixada Francesa. 

O cuidado com a Casa Comum é missão do Colégio Loyola, conforme cita o PEC. Casa Comum é uma referência direta ao planeta Terra como a casa em que habitamos e em que habitam todas as pessoas e que, portanto, deve ser cuidada e preservada por todos. 

Em 2021, o Loyola participou do projeto, em que o tema foi “Preservação de oceanos e rios, e a luta contra microplásticos”, e a partir do qual os estudantes do 9º EF e da 1ª Série EM desenvolveram a exposição “Oceano Plástico”. 

A estudante Larissa Santos Cardoso participou do projeto e conta que ele foi constituído por propostas de sensibilização e soluções sustentáveis, a fim de conscientizar cada um a respeito do seu impacto no meio ambiente e do seu papel no cuidado com a Casa Comum. “O Projeto Oceano Plástico explicitou que as soluções estão em terra e só serão efetivas se cada um fizer a sua parte. Pequenas ações têm impacto”, completa Larissa. 

Engajada no projeto desde o início, a estudante Laura Martins ficou responsável por administrar a página no Instagram e pensar junto as demais ações para conscientização. “Promovemos uma gincana entre o 9º EF e a 1ª Série EM a turma que juntou mais plástico produzido em sala ganhou um kit sustentável. Pintamos painéis com duas baleias, fizemos duas estatuas de plástico e desenhos em discos com sacolas plásticas,” conta Laura. 

As educadores Amanda Lopes e Daiane Pimentel conduziram o projeto com os estudantes. Para Daiane, o FrancEcolab, embora oficialmente finalizado, continuará impactando de modo positivo a comunidade escolar. Ademais, acredito que os estudantes jamais abandonarão o cuidado com a Casa Comum. “Foi gratificante acompanhar a maneira como eles conduziram seminários, elaboraram o diário de bordo, gerenciaram o perfil no Instagram, montaram a exposição “Oceano Plástico”, implementaram a coleta seletiva e participaram da “Feira dos Defensores do Oceano e dos Rios”, realizada na UFMG,” completa a educadora. 

Na última semana, os estudantes que participaram do projeto receberam os certificados e um presente do FrancEcolab.  

 

Posts relacionados