De um sonho nasceu o Colégio Loyola. Na cidade de Belo Horizonte, recém-construída, havia lugar para uma escola que faria a diferença na vida das pessoas pela formação focada na excelência acadêmica e também na vivência dos valores humanos e cristãos. A educação jesuíta era presente no Brasil, quando o então arcebispo da cidade, Dom Antônio dos Santos Cabral, insistentemente, solicitou à Companhia de Jesus que instalasse um colégio católico na capital mineira. No início, eram apenas 33 alunos, além de professores e dos padres César Dainese e Paulo Nacca. Na década de 60, chegaram as primeiras meninas.
No dia 19 de março de 1943, consagrado ao Sagrado Coração de Jesus, inaugurava-se oficialmente o Colégio Loyola. Na época, estava sediado na Rua Gonçalves Dias, 1218, uma casa generosamente cedida pelo Senhor Francisco de Freitas Lobato. O lugar fazia parte da história cultural de Belo Horizonte desde os anos 20, pois abrigava artistas e intelectuais do movimento modernista. Em 25 de março de 1943, aconteceu a missa inaugural, dedicada à Anunciação de Nossa Senhora, data em que se comemora o aniversário do Colégio Loyola. Em 1949, o Colégio Loyola se mudou para a Avenida do Contorno, 7919, no bairro Cidade Jardim, atual endereço.
Nos anos 70, o trabalho com os alunos avançou em relação à formação integral. Muitas mudanças pedagógicas aconteceram, e até hoje o Colégio vem investindo em tecnologia e infraestrutura, mas, principalmente, na formação humana e acadêmica. A fé e a ciência caminharam juntas em projetos sociais, incluindo alunos e colaboradores na realidade de servir ao próximo.
Monsenhor Ambrósio escreve ao Padre geral da Companhia de Jesus para pedir a fundação de um colégio jesuíta na Província de Minas Gerais.
Primeira sede do Colégio Loyola.
Início das aulas.
INAUGURAÇÃO OFICIAL DO COLÉGIO LOYOLA com 33 alunos matriculados.
Alunos do colégio aparecem pela primeira vez em público num ato colegial coletivo, realizando a devota e comovente coroação de Nossa Senhora.
O Colégio Loyola muda-se para seu endereço atual: Avenida do Contorno, 7919, bairro Cidade Jardim, em terreno cedido pelo então prefeito Juscelino Kubitschek.
A chácara de Vila Fátima é incorporada ao Colégio Loyola.
Colégio Loyola recebe as primeiras alunas: 12 meninas vindas da Companhia de Maria.
Colégio Loyola realiza reformulações e inovações pedagógicas em sua proposta, incorporando em suas atividades os Estágios Sociais.
O Colégio Loyola conta, hoje, com 2.500 alunos, que contempla a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Alinhado aos desafios da educação para o novo milênio, a escola assume como missão a excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos, desde a alfabetização e o letramento até o preparo para exigências da vida profissional.