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Alunos 30/09/2016
Magis de Cinema 2016

Magis de Cinema 2016

Projeto de Série do 9º Ano EF aborda cidadania e identidade no contexto da formação integral
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Para um jovem de 14 anos, a cultura midiática e as tecnologias digitais são elementos intrínsecos à rotina. Assim como a definição da identidade, a ânsia por entender como o mundo funciona, o desejo de testar os limites, a batalha contra a timidez, a busca pela autoconfiança… Toda essa complexidade da adolescência aparece no Magis de Cinema, Projeto de Série do 9º Ano EF do Colégio Loyola, cujos trailers de 2016 já estão disponíveis no canal do YouTube da TV Loyola (acesse aqui).

O Projeto conecta o estudo da linguagem da fotografia, da animação e do cinema, em seus diferentes gêneros, com os temas discutidos durante a atividade intersérie Formação para Cidadania. Os alunos, preparados previamente, visitam instituições que compõem os três poderes – judiciário, executivo e legislativo – e aprofundam suas noções de direitos e deveres.

Composto por pesquisa teórica, oficinas com profissionais de animação, de teatro e de cinema e por períodos dedicados à produção propriamente dita, o Magis de Cinema apresenta detalhes dos processos de direção, atuação, direção de arte (figurino e maquiagem), edição e definição de trilha sonora. O produto final do trabalho são 24 curtas-metragens, entregues para o júri técnico (composto pelos professores-padrinhos de cada turma) em um DVD com capa personalizada, também produzida pelos alunos. Em dezembro, os filmes selecionados em cada turma participam da cerimônia de premiação, com dinâmica inspirada na entrega do Oscar®. Além do júri técnico, a votação dos alunos compõe o “voto popular” para a definição dos prêmios.

De acordo com a assessora e professora de arte Amanda Lopes, o Projeto de Série desenvolvido em grupo permite que cada aluno explore suas habilidades individuais, valorize as habilidades dos colegas e saiba como oferecer/aceitar ajuda. “A linguagem audiovisual permite agregar os conteúdos das disciplinas, contribui para formar o olhar em relação à arte, possibilita momentos para que o jovem se conheça melhor e enfrente a inibição, por exemplo, encaixando-se no conceito de formação integral. O aluno ganha instrumentos e confiança para saber se colocar melhor no mundo, nesse momento de conclusão do Ensino Fundamental, que é tão marcante”, resume.

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