Chamados a reavaliar, a reaprender e a reinventar nosso fazer pedagógico, em 2020, assumimos um movimento de adequação dos espaços, de atualização conceitual de práticas didáticas e de organização acadêmica.
Como resposta aos desafios pela pandemia de Covid-19, o Colégio Loyola buscou fazer deste ano atípico uma oportunidade de crescimento.
Nos propusemos a oferecer aos estudantes um ambiente cada vez mais propício à aprendizagem integral, no qual se possa cuidar, com a mesma seriedade e competência, das dimensões cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa.
As mudanças visam, entre outras, à melhoria das condições de ensino dos educadores e de aprendizagem dos alunos!
_____
Duas das principais premissas consideradas na concepção do projeto são a criação de ambientes mais amplos e iluminados, que favoreçam a integração e a circulação de ideias e pessoas.
_____
A integração das áreas de circulação e das entradas das salas de aula, além da interconexão de saberes, o das relações socio-afetivas e o científico, torna todos os ambientes da escola um único espaço de aprendizagem.
_____
Salas mais amplas e com uma configuração diferenciada, aumentam a área por estudante. Paredes, mobiliário e recursos tecnológicos associados em um mesmo ambiente substituem o conceito de sala de referência por espaços de aprendizagem com múltiplas possibilidades para atividades diferenciadas.
O Loyola voltará a oferecer Educação Infantil em 2021. Os estudantes poderão concluir todo o ciclo da Educação Básica na escola, começando desde cedo a formação na proposta pedagógica inaciana. No 1º e no 2º períodos, os estudantes serão acolhidos no turno da tarde, no Espaço Kolvenbach SJ, readequado para atividades voltadas para a faixa etária.
Para as famílias que terão a rotina alterada a partir do próximo ano, a escola oferecerá a opção do turno estendido, chamado de Tempo Magis. Não se trata de permanência na escola por um período integral, mas de uma presença qualificada, que torne possível aprofundar a aprendizagem ao modo inaciano. As atividades propostas acontecerão no turno da manhã.
Em breve, mais informações.
Após diferentes escutas, foi considerado mais adequado que as crianças e os mais jovens estejam na escola à tarde, e os maiores, pela manhã. Assim, os turnos passarão a funcionar da seguinte forma: Educação Infantil, até o 6º Ano, no período da tarde; e do 7º Ano à 3ª Série do Ensino Médio, no horário da manhã.
Em breve, mais informações.