Novos Tempos e Espaços

O que nos identifica é a tradição, mas o que nos move é a inovação! Séculos de experiência dos colégios da Companhia de Jesus nos mostram como oferecer, à luz da fé e da ciência, um caminho que busca desenvolver dons, talentos e compromisso de nossos estudantes com a Casa Comum.

Ressignificação do fazer pedagógico

Chamados a reavaliar, a reaprender e a reinventar nosso fazer pedagógico, em 2020, assumimos um movimento de adequação dos espaços, de atualização conceitual de práticas didáticas e de organização acadêmica.

Como resposta aos desafios pela pandemia de Covid-19, o Colégio Loyola buscou fazer deste ano atípico uma oportunidade de crescimento.

Nos propusemos a oferecer aos estudantes um ambiente cada vez mais propício à aprendizagem integral, no qual se possa cuidar, com a mesma seriedade e competência, das dimensões cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa.

 

As mudanças visam, entre outras, à melhoria das condições de ensino dos educadores e de aprendizagem dos alunos!


 

Mudanças no 5º Andar do Prédio B

Ambientes mais amplos e iluminados

_____

Duas das principais premissas consideradas na concepção do projeto são a criação de ambientes mais amplos e iluminados, que favoreçam a integração e a circulação de ideias e pessoas.

Integração de espaços de passagem e de permanência

_____

A integração das áreas de circulação e das entradas das salas de aula, além da interconexão de saberes, o das relações socio-afetivas e o científico, torna todos os ambientes da escola um único espaço de aprendizagem.

Horizontalidade e transparência

_____

Salas mais amplas e com uma configuração diferenciada, aumentam a área por estudante. Paredes, mobiliário e recursos tecnológicos associados em um mesmo ambiente substituem o conceito de sala de referência por espaços de aprendizagem com múltiplas possibilidades para atividades diferenciadas.

Prédio A: flexível, lúdico e alegre

Divisórias móveis

Salas integradas

Múltiplos layouts

Laboratórios Integrados

Destaques

A reorganização dos turnos para melhor atender às demandas das faixas etárias, a oportunidade de tempo escolar estendido, no contraturno, chamado Tempo Magis, e a retomada da Educação Infantil são destaques nesses novos tempos e espaços.

Educação Infantil

O Loyola voltará a oferecer Educação Infantil em 2021. Os estudantes poderão concluir todo o ciclo da Educação Básica na escola, começando desde cedo a formação na proposta pedagógica inaciana. No 1º e no 2º períodos, os estudantes serão acolhidos no turno da tarde, no Espaço Kolvenbach SJ, readequado para atividades voltadas para a faixa etária.


Saiba mais

Tempo Magis

Para as famílias que terão a rotina alterada a partir do próximo ano, a escola oferecerá a opção do turno estendido, chamado de Tempo Magis. Não se trata de permanência na escola por um período integral, mas de uma presença qualificada, que torne possível aprofundar a aprendizagem ao modo inaciano. As atividades propostas acontecerão no turno da manhã.


Em breve, mais informações.

Adequação dos Turnos

Após diferentes escutas, foi considerado mais adequado que as crianças e os mais jovens estejam na escola à tarde, e os maiores, pela manhã. Assim, os turnos passarão a funcionar da seguinte forma: Educação Infantil, até o 6º Ano, no período da tarde; e do 7º Ano à 3ª Série do Ensino Médio, no horário da manhã.


Em breve, mais informações.

Complexo Esportivo: novo olhar

Despertar o caminho dos sentidos e emoções, com foco na ampliação da experiência de aprendizagem e no desenvolvimento das múltiplas dimensões do estudante, inclusive corporal.  Mais jardins, mais acessos, mais cores e integração. Com novo mobiliário, o espaço de passagem ou de permanência conecta liberdade e criatividade. Confira as imagens do projeto que simulam o novo olhar sobre o Complexo Esportivo.