O que é Educação Financeira?

Rodrigo Fabiano de Almeida, instrutor de Educação Financeira, realizou duas palestras com os estudantes do 5° e 6° Anos. As atividades ocorreram durante a Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF).

Educação Financeira serve para?

A educação financeira pode trazer diversos benefícios para você e para sua família: possibilitar o equilíbrio das finanças; preparar para o enfrentamento de imprevistos financeiros e para a aposentadoria; reduzir a possibilidade de cair em fraudes; preparar o caminho para a realização de sonhos. Enfim, melhorar sua qualidade de vida. “Para você ficar longe de dois extremos: o pão-duro, o mão de vaca, a pessoa que não gosta de gastar dinheiro. E do outro lado, aquele indivíduo que gasta tudo e não sabe economizar. Quando a pessoa é educada financeiramente, ela fica no meio, no equilíbrio, longe desses dois extremos”.

O que são os 7 P?

Segundo Rodrigo, existem 7 verbos iniciados em P que merecem atenção quando tratamos do uso consciente dos recursos financeiros. São eles: projetar, precisar, pesquisar, pechinchar, poupar, proteger e planejar.

Projetar: montar um projeto de vida, sonhar grande, ter ambição, ter sonhos possíveis.

Precisar: será que eu preciso disso? Ter a consciência se a compra de um produto é necessária ou não, além de ficar atento à quantidade consumida e comprada. Dessa forma, você não desperdiça. “Ficar atento para não jogar dinheiro fora”.

Pesquisar: é importante, no momento da compra, pesquisar o que você está comprando, procurando e comparando os preços. É uma busca pelo menor preço e pela melhor qualidade.

Pechinchar: você tem o poder de compra, dessa forma, tentar baratear o preço do produto ao máximo. Não aceite o preço do balcão, mas há casos em que os vendedores não darão desconto.

Poupar: após guardar aquele dinheiro que sobrou, você pode investir para gerar fruto. Semelhante a uma árvore que produz fruto, como se fosse uma máquina de dinheiro. Dinheiro gera dinheiro.

Proteger: manter seguros os seus sonhos.

Planejar: verbo importante que representa a junção dos outros seis. Organizar e planejar sua vida financeira.

Em suma, segundo Rodrigo, ficar atento a esses 7 verbos e saber equilibrá-los é a essência da educação financeira, ou seja, essas etapas são necessárias para que você trate o seu dinheiro como ele merece.


Compartilhe: