Logo Loyola
Alunos 18/05/2018
Oficinas marcam Simpósio da RJE

Oficinas marcam Simpósio da RJE

Estudantes e educadores tiveram momento teórico-prático

_____

Colocar em prática um pouco do que foi debatido sobre “Currículo e Inovação” no começo do I Simpósio da Rede Jesuíta de Educação (RJE). Essa foi a tônica do evento, que aconteceu no Colégio Loyola, na tarde de ontem. Estudantes e educadores das escolas jesuítas do Brasil tiveram um momento para trocarem experiências, participando e oferecendo oficinas aos colegas da rede.

A dinâmica teve início com a oficina teórico-prática “Metodologias ativas”, conduzida pelos mestres e doutores Lilian Cassia Bacich Martins e José Manuel Moran, tendo como conceito central “aprender fazendo” para fazer um “currículo vivo, partindo dos interesses dos alunos”. “Do ponto de vista do aluno, colocá-lo para fazer, experimentar, mesmo que não tenha todo conhecimento prévio, é mais interessante do que você explicar tudo para que, depois, ele faça”, afirmou Moran, sobre o fundamento das metodologias ativas.

Ainda segundo Moran, a metodologia ativa é uma espécie de Cavalo de Troia que a gente coloca na educação. Ele explicou que a proposta “começa mexendo com as disciplinas, integrando as áreas; depois, redesenha os espaços e, mais tarde, redesenha o currículo”. Os impactos acontecem não só no pedagógico, mas também na gestão.

Ficou interessado(a)? Confira a íntegra desse momento. Clique aqui.

No segundo momento da tarde, os participantes se dividiram em grupos para experiências diferentes em 10 oficinas oferecidas pelas escolas da RJE que, de algum modo, já aplicam o conceito das metodologias ativas ou outras de aprendizagem.

O dia foi encerrado com a celebração da eucaristia.

Posts relacionados