Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC)

Carlos Victor Castro, Diogo Afonso, João Vitor Coelho e Rafael Lopes, estudantes da 3ª Série EM e o professor de Geografia, Ciro Pablo, estão participando da Olímpiada Brasileira de Cartografia (OBRAC), realizada pela Universidade Federal Fluminense de 2 em 2 anos. É a primeira vez que o Colégio Loyola participa, e nossa equipe já está na terceira fase de cinco.

Na primeira e segunda fases, os estudantes foram desafiados em duas provas com graus diferentes de dificuldade, nas quais tiveram que agir em equipe e se preocupar com tempo e número de acertos nas provas. O resultado da nossa equipe foi bastante positivo, 195 pontos em 200 distribuídos.

Na fase atual, o grupo está produzindo dois croquis, mapas de leitura simplificada. Um deles com leitura tátil, que é para pessoas com deficiência visual. “Estar nessa fase já representa um ganho enorme. Já foram eliminadas várias escolas, 4/5 do número inicial de participantes. Nossa equipe pode se considerar em um grupo seleto de estudantes”, comenta o professor.

Nessa olímpiada, uma das competições cartográficas mais importantes do Brasil, os estudantes têm contato com conhecimentos geográficos cobrados em vestibular, além do desenvolvimento de trabalho em equipe. Segundo Ciro, é uma ótima oportunidade de estudo, uma vez que insere os alunos no universo do conhecimento geográfico, além de prepará-los para trabalhos em equipe.

 


Compartilhe: