Toma posse novo Diretor Geral

Tomou posse na manhã de hoje, 28, o novo Diretor Geral do Colégio Loyola. Padre Mário Sündermann, SJ, assumiu a nova missão em celebração reservada, realizada no Passo das Artes. Transmitida pela internet, a missa foi presidida pelo provincial dos Jesuítas do Brasil, padre Mieczyslaw Smyda, SJ, e realizada segundo todas as orientações da Arquidiocese de Belo Horizonte e autoridades públicas locais.

Em suas primeiras palavras à comunidade escolar, Padre Mário destacou três ideias principais: “gratidão, convite e compromisso”: gratidão a todos que têm construído a história do Loyola; convite a uma liderança compartilhada, ao engajamento e à corresponsabilidade, desde o lugar que cada um ocupa na missão educativa do Colégio; compromisso com a tradição da proposta educativa inaciana e a identidade de um centro de aprendizagem da Companhia de Jesus.

“Convido-vos para que avancemos no engajamento ao PEC (Projeto Educativo Comum) e em suas múltiplas possibilidades pedagógicas, naquilo que nos provoca o SQGE, na leitura de contexto sobre o Magis que ainda poderá ser feito”, animou a comunidade. Destacando a proposta de ir além das eficientes entregas acadêmicas, sendo mais do que uma “prestação de serviço”, padre Mário abordou a consciência de quem busca um Colégio Jesuíta, onde tudo “converge para a formação da pessoa, enfatizando a necessidade de reconhecer as potencialidades do indivíduo e garantindo o desenvolvimento das dimensões afetiva, espiritual, ética, estética, cognitiva, comunicativa, corporal e sociopolítica”. (PEC N40).

Ressaltando os desafios da troca de direção em um momento atípico como o da pandemia de Covid-19, que obrigou, entre outras restrições, à suspensão das atividades presenciais, o novo diretor geral referiu as possibilidades de crescimento e amadurecimento pessoal e institucional, convocando os educadores ao envolvimento com a finalidade apostólica, à disponibilidade e à competência técnica e humana.

Agradecimentos

Na ocasião, Padre Mário agradeceu a confiança das famílias e também o trabalho do professor Juliano Oliveira. “Pelo generoso serviço prestado à frente do Colégio Loyola nos últimos anos”, desejamos “êxito na nova missão” confiada pela Companhia de Jesus, disse. Demonstrando também sua gratidão ao Colégio dos Jesuítas, o novo diretor destacou a parceria que deverá crescer entre as duas instituições.

Trajetória

Padre Mário Sündermann é jesuíta, mestre em Educação e dedicou os últimos anos à Direção dos colégios Catarinense, em Florianópolis, e dos Jesuítas, em Juiz de Fora, além de ter coordenado a implantação da Rede Jesuíta de Educação (RJE) como Delegado para a Educação Básica da Província dos Jesuítas do Brasil.

Confira como foi a posse do novo Diretor Geral Padre Mário Sündermann, SJ:


Compartilhe: