Projetos de Série

Um dos desafios do Colégio Loyola é a realização de um trabalho efetivamente gradual e consistente na formação de valores. Com esse objetivo, a equipe de professores e coordenadores pedagógicos desenvolve os projetos de série, trabalhos interdisciplinares, com atividades transversais, dentro e fora da escola, ao longo do período letivo, geralmente, com um evento culminante no fim do ano.

1º ANO

As minhas, as suas, as nossas histórias

Propor um percurso de aprendizagens que integra várias áreas de conhecimento para promover a construção da memória histórico-afetiva dos alunos e da identidade inaciana. Abordar questões e problemas do mundo do aluno, como seus hábitos, costumes, saberes e fazeres, visando ao reconhecimento do contexto social bem como a compreensão dos aspectos espacial e temporal, o desenvolvimento da autonomia e as diferentes formas de expressão, comunicação e registros.

2º ANO

Acordando palavras

Um mergulho no universo de palavras e textos. No projeto do 2º Ano EF, os alunos são envolvidos em uma proposta de escrever o que passa pela imaginação, além de reflexões e curiosidades. O resultado desse trabalho culmina na publicação de um almanaque com textos e ilustrações.

3º ANO

BH: um novo olhar sobre a cidade

Despertar nos alunos um sentimento de pertença ao município e uma relação afetiva com ele. Trabalhar a cidade como um espaço e tempo de construção da identidade individual e coletiva, recuperando histórias de vida, mescladas com a vida na capital, de forma a valorizar identidade e alteridade. A partir de questões sobre a cidade, as crianças vivenciam experiências, apropriam-se do espaço urbano e experienciam o exercício da cidadania por meio de ações concretas. O projeto visa à construção de um ambiente social pautado no respeito e na diversidade, bem ao modo de ser inaciano..

4º ANO

Nos trilhos de Minas

Os estudantes são convidados a viajar por Minas Gerais e conhecer suas paisagens, arquitetura, culinária, religiosidade, história e o jeito popular de ser e falar. Os temas são abordados de modo a levar ao encantamento, à reflexão, à valorização e à identificação pessoal com o “ser mineiro” e com suas riquezas, como sujeitos histórico-culturais atuantes. A valorização e o respeito à diversidade cultural são favorecidas ao longo das atividades do projeto.

5º ANO

Conviver

Trata-se do reconhecimento de si mesmo, do outro e da arte de vivermos juntos, reconhecendo limitações e talentos, respeitando a diversidade e compreendendo a importância do trabalho em equipe. Discutindo direitos e deveres, procuramos promover debates e construir estratégias para problemas que podem ser resolvidos em paz, oportunizando que todos aprendam.

6º ANO

O que a memória ama fica eterno

No coração, no social, no coletivo. A proposta do Projeto do 6º Ano do Ensino Fundamental é construir uma memória que ama. Ele busca desenvolver nos alunos a percepção de que as lembranças que são enraizadas por meio de experiências, juntamente com o contexto histórico, influenciam a vida.

7º ANO

O Brasil encanta

Aprender, ver, sonhar e fazer. Em uma viagem a muitos lugares, sabores e olhares, os alunos experimentam, por meio da leitura e da escrita, o Brasil que encanta. O trabalho interdisciplinar envolve o desvendar da “nossa gente”, da “nossa alma”, do “nosso jeito de ser” e da “nossa história”.

8º ANO

E eu com isso?

Perceber uma realidade diferente. Vivenciar situações nunca percebidas. Sentir a emoção de ver uma pessoa se superar. Ver brotar uma semente no coração. Essa é a proposta do projeto “E eu com isso?”, que possibilita o contato dos alunos com instituições de assistência social.

9º ANO

Magis de Cinema

Depois de uma pesquisa detalhada, os alunos aprendem várias técnicas cinematográficas nas oficinas de roteiro, direção, atuação, edição de áudio e vídeo, cenário, figurino, maquiagem, efeitos visuais e trilha sonora. Na etapa final, os estudantes se dividem em equipes e produzem curtas-metragens.

1ª SÉRIE EM

Viver Melhor

O assunto é alimentação, drogas, tempo e outros que instiguem os alunos da 1ª Série EM a desenvolver ações efetivas no Colégio, em casa e na sociedade. O Projeto Viver Melhor atende a essa orientação. Inclui discussões em grupo e palestras, culminando na edição de uma revista.

2ª SÉRIE EM

Loyola Mun

O LoyolaMun acontece por meio de debates entre os alunos da 2ª Série EM. É mais que uma simulação de uma conferência das Nações Unidas, é um mergulho nesse mundo internacional. Os alunos são inspirados a desenvolver um pensamento mais crítico sobre a situação do mundo.

3ª SÉRIE EM

Entramos para aprender, saímos para servir

Atividades que contemplam a trajetória escolar dos alunos, as experiências de diálogo entre os saberes e a construção de ações que consolidam o projeto de cidadania. O aluno é protagonista na ampliação de seu conhecimento, na sua escolha profissional e no seu comprometimento com os demais e com o ambiente.