Nossa Proposta Pedagógica declara a identidade que assumimos coletivamente e revela a essência de nossas práticas educativas cotidianas: a formação integral de crianças e jovens para transformar o mundo.
Somos uma escola católica e jesuíta.Integramos a Rede Jesuíta de Educação, grupo de unidades de Educação Básica da Companhia de Jesus no Brasil. Estamos unidos à rede de escolas católicas jesuítas presente em seis continentes.
Assumimos as finalidades estabelecidas para a educação no Brasil: o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
• Colaborar com o processo de evangelização da Igreja por meio da educação.
• Preparar crianças e jovens para participar ativa e conscientemente da construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
A Formação Cristã, no Colégio Loyola, está em vista da aprendizagem integral, articulada à área Acadêmica, plenificando nossa concepção curricular humanista e humanizadora de educação. Contribui, portanto, para o diferencial da nossa Proposta Pedagógica. Nesse sentido, a Formação Cristã trabalha na promoção de princípios e valores como amore serviço, justiça socioambiental, cuidado com a pessoa, discernimento, colaboração e sustentabilidade, criatividade e inovação, por meio de ações nas seguintes dimensões:
• Dias de Formação (DDFs)
• Encontros de Formação Inaciana
• Voluntariado Educativo
• Campanhas institucionais
• Celebrações
• Catequese Eucarística
• Catequese de Confirmação
• Semana Santa Jovem e Jovens Seguidores
Nossa ação acontece em um contexto de pluralidades e diversidades culturais e religiosas, pois nossa espiritualidade se expressa no incentivo ao diálogo. Nosso serviço à fé se dá em vista da promoção da justiça, garantindo o respeito e a acolhida.
A Cidadania Global é uma consciência nova de que nós, seres humanos, habitamos a mesma casa, pertencemos a uma família única e compartilhamos uma só existência, com todos os seus desafios.
A promoção da justiça socioambiental para construção de sociedades prósperas e pacíficas é uma realidade que nos atravessa e interpela.
Somos impulsionados a descobrir, redefinir e alcançar o melhor de cada um. A educação é, para nós, a possibilidade de avançar e nos superar. Para o Loyola, a formação integral é uma esperança e o caminho de renovação da humanidade.
Esse modo novo de ver e agir para transformar, agenda comum da rede de colégios jesuítas ao redor do globo, perpassa os Projetos Pedagógicos de todas as séries. Ela dá sentido às nossas escolhas, como a Educação Bilíngue,e norteia programas como os de Inovação e Internacionalização, justificando nosso compromisso com o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para o século XXI.
Temos na missão Ser Mais Amazônia uma das inspirações para levar nossas crianças e jovens a abrirem seus sentidos às necessidades do mundo e a serem ativos e criativos na busca por soluções que alcancem vida digna para todos.
Convictos da força transformadora da educação em valores e orientados para uma cultura de paz, assumimos como desafio contínuo a promoção de mudanças capazes de concretizar uma convivência escolar acolhedora ao respeito e à dignidade de todos. Esse trabalho se pauta nos documentos orientadores da Companhia de Jesus e em documentos com dimensão humanista e universal, como os da Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial de Saúde (OMS), além do Programa de Justiça Restaurativa. No Colégio Loyola, o acompanhamento dos estudantes é feito pelo Núcleo de Educação Para a Paz (NEP) em parceria com a Coordenação Pedagógica de Série.
A proposta de educação da Companhia de Jesus comunga com a perspectiva da educação inclusiva, que vem combatendo preconceitos, discriminações, barreiras entre indivíduos, povos e culturas, como forma de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária.
No Colégio Loyola, o acompanhamento dos estudantes é feito pelo Núcleo de Apoio Educacional (NAE) em parceria com a Coordenação Pedagógica de Série.
O Projeto “Formação para a Cidadania” representa e concretiza a intenção pedagógica do Colégio Loyola de incluir essa aprendizagem na Matriz Curricular dos alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental à 2ª Série do Ensino Médio.
Ele é desenvolvido em interface com a Formação Cristã e está ancorado nos componentes curriculares do ano em curso dessas séries, em uma perspectiva transdisciplinar, recebendo valor qualitativo/quantitativo.
O Ensino Fundamental está organizado em 9 (nove) anos, com aulas de segunda a sexta-feira, nos respectivos turnos.
São ministrados os seguintes cursos:
• Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º Ano)
• Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º Ano)
• Ensino Médio (da 1ª à 3ª Série)
Nas três séries do Ensino Médio, os alunos têm atividades de segunda a sexta-feira, no turno da manhã e também no turno da tarde, com aulas das disciplinas da base nacional comum e das que compõem a parte diversificada.