O Colégio Loyola integra uma rede mundial de colégios da Companhia de Jesus, de apostolado jesuíta, dedicada a formar líderes jovens, comprometidos com a missão do Evangelho: reconciliação, justiça e cuidado compassivo de toda a criação.
O Projeto Político-Pedagógico do Colégio Loyola ancora-se nos pressupostos da visão e da Espiritualidade de Santo Inácio de Loyola e os reitera, nesse chamado inaciano que nos convida ao permanente exercício do discernimento, marca identitária de Loyola, para avançar em direção a uma resposta ao nosso contexto histórico e continuar oferecendo educação de qualidade na tradição humanista jesuíta, tradição viva, na qual se coloca a finalidade de preparar os estudantes como agentes de mudança a serviço do bem comum.
Desenvolvimento das potencialidades da pessoa nas dimensões cognitiva, socioemocional e
espiritual-religiosa por meio de um currículo integrado e integrador.
A tradição jesuíta inspira abertura e ousadia para construir projetos e processos que respondam aos desafios da sociedade contemporânea.
Visão compartilhada, trabalho em rede e solidariedade no uso dos recursos, garantindo a viabilidade da missão.
• contexto;
• experiência;
• reflexão;
• ação;
• avaliação.
• a organização e o desenvolvimento dos conteúdos de cada disciplina;
• a seleção dos recursos didáticos;
• a relação professor-aluno;
• a construção da cultura institucional da escola.
A tradição educativa da Companhia de Jesus visa promover o desenvolvimento integral e harmônico da pessoa por meio de dimensões da aprendizagem: cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa.
A Formação Cristã está fundamentada e orientada em suas práticas formativas pela Espiritualidade Inaciana e pela Pedagogia Inaciana e na correspondência à matriz curricular sociointeracionista do Colégio Loyola. Como obra apostólica da Companhia de Jesus, promove a oferta de uma formação humanista, profundamente enraizada na realidade do mundo de hoje, com suas alegrias e tristezas, esperanças e interpelações.
Educar com a excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos em uma escola jesuíta pressupõe criar um ambiente escolar saudável, inspirado na verdade, no amor e na justiça, que promova em cada aluno e em cada educador a construção da autonomia, expressa ao assumir as consequências da própria liberdade de escolha.
Respeito, cuidado e solidariedade nas relações com o próximo, além da compaixão para com o sofrimento humano, devem ser atitudes norteadoras que ajudem alunos e educadores a se relacionar e lidar com situações conflituosas e até mesmo de possível violência na escola, possibilitando a concretização da paz e da justiça nas relações cotidianas.
O nosso modo de ser e proceder se orienta para a formação de seres humanos compassivos na forma de interagir com os outros no mundo, comprometidos com o bem comum, conscientes de seus papéis como sujeitos e competentes na forma de agir.
Em consonância com a resolução da ONU, em documento da UNESCO relativo ao compromisso das nações, “Por uma cultura de paz e não violência”, e com os pressupostos da Pedagogia Inaciana, propomos incentivar e acompanhar a inserção de conteúdos e metodologias que promovam “valores qualitativos, atitudes e comportamentos de uma cultura de paz, e não violência ativa” nas matrizes em construção e na reestruturação curricular em curso na escola, para que cada disciplina e área contribuam, de forma planejada e efetiva, na promoção de tais valores.
A proposta de trabalho pedagógico nasce da concepção de que a dimensão religiosa é parte constitutiva da pessoa humana e do reconhecimento do Ensino Religioso como área de conhecimento humano.
Formador de sujeitos competentes, conscientes, compassivos, criativos e comprometidos, o Colégio Loyola promove a educação de excelência, indo muito além das exigências legais para construir, junto à comunidade, um universo acadêmico prático e científico. Por isso, está alinhado à missão da Rede Jesuíta de Educação – de ajudar a formar o ser humano, por meio do processo educativo (formal e não formal), a reconhecer a sua dignidade, a sua filiação divina, a sua vocação a ser.
A partir de 2021, conforme legislação vigente, foi implantado o Programa Intensivo de Língua
Adicional, que utiliza a Língua Inglesa como meio para aquisição de conhecimentos no Ensino
Fundamental – do 1º ao 9º Ano – e na Educação Infantil.
A aquisição de Língua Inglesa como língua adicional será integrada às outras áreas do conhecimento.
O Ensino Médio é norteado pela BNCC, pelo Currículo Referência do Ensino Médio de Minas Gerais e orienta-se pelo princípio da educação integral, pelas necessidades do mundo do trabalho e da convivência cidadã.
Os Itinerários Formativos são a parte flexível, diversificada e dinâmica do currículo, constituídos por um conjunto de unidades curriculares que permitem ao estudante criar caminhos ou percursos distintos, que comporão sua formação, a partir de suas escolhas, de acordo com seus interesses, suas aptidões, seus objetivos e seu projeto de vida.
Processo de Avaliação e Acompanhamento da Educação Infantil
– Ficha de Avaliação Qualitativa
– Portfólio de Aprendizagens
No Ensino Fundamental e no Ensino Médio, serão distribuídos 100 (cem) pontos para cada um dos componentes curriculares.
O ano letivo é dividido em 03 (três) trimestres, valorizados da seguinte forma:
1º trimestre: 30 pontos (com média de 18 pontos)
2º trimestre: 35 pontos (com média de 21 pontos)
3º trimestre: 35 pontos (com média de 21 pontos)
______________________________
TOTAL: 100 pontos (com média anual de 60 pontos)
Para promoção, ao final do 3º trimestre, será considerado aprovado o aluno que obtiver, no mínimo, 60% (sessenta por cento) dos pontos distribuídos ao longo do ano letivo em cada um dos componentes curriculares e, ao mesmo tempo, tiver frequentado, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) do total das horas letivas.