Combinando Redação e Sociologia

No dia 8 de abril, Daiane Carneiro e Marina Rodrigues, professoras de Redação e Sociologia, respectivamente, da 2ª Série do Ensino Médio, deram início a um aulão, no Espaço Kolvenbach do Colégio Loyola, envolvendo fundamentos das duas disciplinas. A dinâmica teve como objetivo a aprendizagem e a aplicação do gênero editorial. Aproveitando o contexto, as professoras escolheram como tema a situação da mineração e das barragens em Minas Gerais.

“A minha ideia foi linkar a Redação com outra matéria. Como eu trabalho com Redação, eu preciso, necessariamente, que os estudantes lancem mão de conhecimentos que eles constroem com outras matérias. Para debater qualquer tema em uma redação, eles precisam, por exemplo, ter um conhecimento em História, Biologia, Filosofia, Literatura, além do conhecimento na Língua Portuguesa”, explica Daiane, idealizadora da atividade.

“É como se fosse uma aula em dois momentos: o da Redação e o momento da Sociologia”, acrescenta a professora de redação. Com seu auxílio, os estudantes conheceram o gênero editorial. Com base na explicação da professora, eles estudaram e discutiram sobre a produção editorial de vários jornais, que se expressaram sobre a atual situação da mineração e das barragens em Minas Gerais. A partir do aulão, a tarefa final consistiu, para a disciplina de Redação, em uma produção textual, envolvendo o gênero e o conteúdo estudados e debatidos.

Somado a isso, com a ajuda de Marina, cuja pesquisa de doutorado é sobre barragens, os estudantes receberam um aprofundamento especial sobre o conteúdo, que lhes permitiu estudar e, posteriormente, debater sobre esse assunto. A partir do aulão, a professora explicou e mostrou diversas questões, como, por exemplo, como a crise das barragens tem afetado cidades mineiras, regiões abandonadas e em ruínas e as localizações de barragens em alto risco pelo Brasil.

E como foi o feedback dos estudantes?

“Essa atividade de Sociologia com Redação mostra claramente que é possível misturar as matérias. É possível fazer um link incrível. Ou seja, tem como aproveitarmos muitos dos conhecimentos de outras disciplinas na Redação. Não podemos desvalorizar um conteúdo!”, comenta a estudante Laura Corrêa.

Clique aqui para ler a redação feita por ela.

“A interação entre diferentes disciplinas é extremamente importante. Na atividade da Daiane, tivemos que fazer um editorial com referência em quatro tipos de jornais, que abordavam temas relacionados a biologia, cidadania, política e economia. Para a produção final, era necessário ter um conhecimento de outras matérias, porque, por exemplo, para fazer o editorial de biologia, era preciso ter conhecimento da disciplina, além de saber sobre geografia, relação da natureza com o rompimento das barragens e etc.”, aponta a estudante Mariana Muzzi.

Clique aqui para ler a redação feita por ela.


Compartilhe: