Semana do 3ºRÃO

Palestras, júris simulados, jogos, oficinas e muito mais. Assim foi a Semana do 3ºRÃO. Entre os dias 24 e 28 de junho, os estudantes da 3ª Série do EM tiveram contato com especialistas de diversas áreas, como, por exemplo, Direito, Medicina, Economia, dentre outras.

Nas atividades programadas, os estudantes puderam conhecer um pouco de cada profissão após discussões, desafios e relatos dos convidados. Por exemplo, na Oficina de Teatro, o palestrante Artur Barbi desafiou os alunos a testarem suas capacidades de improvisação, “contação de histórias”, de controle e administração do ritmo e da velocidade durante uma atividade.

Já nos Jogos de Negócio, Marcos Camargos, professor do Ibmec, desafiou os estudantes com uma simulação de negociação de ações. Em um primeiro momento, a equipe do Ibmec explicou conceitos importantes, como, por exemplo, o da Bolsa de Valores. Após as explicações iniciais, os estudantes foram divididos em grupos, receberam ações virtuais e tiveram que negociá-las, isto é, comprar ou vender com base em notícias que foram divulgadas durante a atividade.

Houve, também, uma conversa entre Paula Laudares, antiga aluna, e os estudantes sobre Potencial Humano. Em um primeiro momento, Paula comentou as maneiras de transformar o potencial em resultados, além de explicar o ciclo de desenvolvimento desses. Após a conversa, ela desafiou os alunos com duas atividades: “É o óbvio que não é óbvio” e “Entendendo o que o mercado valoriza”. Os estudantes tiveram que fazer associações, interpretações e muito mais.

Para fechar com chave de ouro a Semana do Terceirão, os estudantes recolheram doações para o Instituto Mário Penna.

Como foi o feedback dos estudantes?

“Nesta semana, está acontecendo a Semana do Terceirão, que está sendo muito prazerosa. Para organizar, a coordenação se reuniu com os próprios alunos para decidirmos quais tipos de palestras e dinâmicas seriam melhores. Participei da Oficina de Teatro, da Palestra sobre Bioética e Reprodução Humana e da Roda de Conversa sobre o Potencial Humano. Foram dinâmicas diferentes e essenciais. Aprendi vários conceitos que eu não conhecia, além de ter um contato com essas diferentes áreas”, comenta a estudante Viviane Lanna.

“A Roda de Conversa sobre Potencial Humano me tocou bastante. Paula Laudares, a palestrante, comentou sobre a capacidade que temos de empenhar e conseguir aquilo que queremos. Um dos convidados, André Santos, me chamou a atenção, pois ele é formado em Gastronomia, um curso que não é muito valorizado. Como eu quero ser atriz, o depoimento de André me ajudou bastante, e eu vejo que esses cursos têm futuro sim”, conta a estudante Sophia Barbosa.


Compartilhe: