Semana Inaciana 2020

A Semana Inaciana, uma das grandes datas comemorativas do Loyola, é o momento de celebrar o Dia de Santo Inácio de Loyola, 31 de julho. Em 2020, fomos convidados a caminhar com “Inácio, peregrino dos novos tempos”. Devido ao contexto atual, essa semana tão especial aconteceu de uma forma diferente, mas, como sempre, foram experiências ricas de aprendizados. Tivemos atividades e experiências virtuais entre os dias 31 de julho e 08 de agosto, como, por exemplo, a Missa de Santo Inácio, a Peregrinação Virtual e muito mais.

Como foi a Semana Inaciana em 2020?

No dia 03 de agosto, celebramos a festa de Santo Inácio de Loyola com uma missa na Capela do Colégio. Realizada de forma remota, a celebração, que foi presidida pelo Pe. Mário Sündermann, SJ, e concelebrada pelo Pe. Álvaro Pereira, SJ, foi um momento acolhedor e de reencontro com as famílias.

No dia 05 de agosto, foi realizado um Colóquio Inaciano, uma apresentação sobre elementos conceituais da espiritualidade inaciana para refletirmos sobre como pautam a vida e o serviço daqueles e daquelas que colaboram na missão de justiça e reconciliação da Companhia de Jesus. Também neste ano, esteve conosco o Padre Emmanuel Araújo, jesuíta que, atualmente, está em serviço no Colégio Antônio Vieira, em Salvador. Ele conversou sobre a “Cura Personalis e a Cura Apostólica”, aplicadas ao contexto peculiar da quarentena e do afastamento sanitário.

No dia 08 de agosto, foi realizada a Peregrinação Virtual, um momento de Pausa Inaciana em Família. A dinâmica contou com a participação de alunos, famílias e colaboradores do Colégio. Foi também uma oportunidade de partilha e de experiência com Deus, ao modo de Santo Inácio de Loyola.

Além disso, tivemos dinâmicas desenvolvidas nas aulas virtuais de algumas disciplinas. Uma delas, por exemplo, foi realizada na disciplina de Espanhol, na qual os estudantes da 1ª Série EM escreveram frases motivacionais de Santo Inácio de Loyola. As mensagens carinhosas e especiais representaram um gesto de solidariedade no qual os estudantes reforçaram que a comunidade do Loyola está unida e forte neste momento.


Compartilhe: