Sustentabilidade

Conectado à proposta de uma educação voltada para a Cidadania Global, em que o cuidado com a casa comum se destaca como preferência apostólica da Companhia de Jesus, o Loyola elabora e coloca em prática ideias e ações com foco no desenvolvimento sustentável da sociedade.

Usina Solar Padre Furusawa

Primeira usina fotovoltaica criada por uma rede de escolas do Brasil, foi inaugurada no dia 23 de junho de 2018 na cidade mineira de Santa Rita do Sapucaí. É uma iniciativa de três unidades da Rede Jesuíta de Educação – RJE – , dentre elas, o Colégio Loyola/Belo Horizonte, que, inspiradas em documentos e princípios norteadores da Companhia de Jesus, uniram-se para uma ação conjunta de cuidado com o meio ambiente.

Medidas sustentáveis no Loyola:

APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Reaproveitamento de, aproximadamente, 20.000 litros de água de chuva da Quadra de Futsal para utilização em irrigação dos jardins e lavação do Complexo Esportivo.

CONTROLE DE VAZÃO DE ÁGUA

Torneiras com acionamento automático e redutores de vazão de água, possibilitando a economia de 60% do consumo sem prejuízo da eficiência do dispositivo; uso de caixa acoplada no sistema de descarga.

SISTEMA DE ILUMINAÇÃO INTELIGENTE

Troca das lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de LED, promovendo uma economia de 50% do consumo de energia em cada ponto de iluminação; utilização de sensores de presença.

DESTINAÇÃO RESPONSÁVEL

Recolhimento de pilhas e baterias usadas pela comunidade acadêmica para destinação responsável.